quarta-feira, 18 de março de 2015

Gravidez e estética

 

- ACNE: A mulher que possui histórico de acne deve prevenir, usando produtos adequados de limpeza da pele. Para amenizar o aparecimento de acne e combater o processo de inflamação, recomenda-se: dieta saudável; maior ingestão de líquidos, uso de cremes específicos para o tipo de pele, protetores solares e limpeza de pele com produtos neutros.

- CLOASMA GRAVÍDICO: Evitar a exposição solar direta é o mais adequado, usar sempre protetor solar específico para a face e para o corpo.

- FLACIDEZ E ESTRIAS: A melhor opção é não engordar mais que o necessário. Ter uma alimentação balanceada é sempre a melhor opção. Usar hidratantes e passá-los com leves massagens e ter preferência aos hidratantes proteicos (os que tem base de uréia, usar com 2% ou menos) ao invés de óleos, a hidratação é efetiva. Faça exercícios leves, sua saúde, seu corpo e seu bebê agradecem.

- CABELOS: Sempre limpos e hidratados, evitar exagerar no condicionador na área da raiz. A oleosidade capilar aumenta durante a gravidez.

- DRENAGEM LINFÁTICA: É a mais indicada na gravidez, ajuda a reduzir a retenção de líquido que provoca os inchaços. É relaxante e pode ser feita até 2 vezes na semana.

- PEELINGS - Peelings físicos são permitidos (cristais), já os químicos são contra indicados durante toda a gravidez. Apesar que os peelings com ácido glicólico não sã contra indicados nessa fase.

- DEPILAÇÃO: A depilação com cera é permitida desde que seja feita com cuidado e asseio. A depilação a laser é contra indicada durante toda a gravidez.

Alguns ativos são contra indicados durante a gravidez, alguns deles estão escritos na tabela.
Outras substâncias não inclusas na tabela: Trietanolamina, Nicotinato de Metila, Cânfora, Parabenos e benzofenona-3.
A gravidez é uma fase linda na vida de uma família, com cuidados simples, ela pode ser aproveitada com todo prazer.

Na fase de lactação, os cuidados precisam ser mantidos. Tratamentos para gordura localizada, flacidez influenciam nos hormônios da lactação e podem causar uma diminuição da quantidade de leite, então devem ser evitados. Para tratamentos de melasmas, também deve ter cuidado pois o corpo feminino está em uma constante batalha durante a amamentação, o efeito rebote pode acontecer (tira uma mancha e piora ela ou aparece mais). As estrias vermelhas podem ser tratadas com cautela, qualquer procedimento agressivo não é indicado.
As massagens de drenagem linfáticas devem ser mantidas, ajudam bastante o corpo voltar ao estado original. Não se apresse em tratar os intempéries da gravidez no seu corpo, com o tempo tudo pode ser tratado com segurança para você e o seu filho.

sábado, 14 de março de 2015

Luz Intensa Pulsada (LIP)

Entendendo o funcionamento da Luz Intensa Pulsada (LIP). Todos nós queremos nos desfazer daqueles pelos desagradáveis, e uma forma "definitiva" de fazer isso é através de dois procedimentos, o laser e a LIP.


Mas antes disso, vamos entender um pouco do pelo.

O pelo possui 3 fases:
ANÁGENA - Maior concentração e produção de melanina (fase ativa do crescimento)
CATÁGENA - Atrofia do folículo (fase de transição).
TELÓGENA - Desprendimento do pelo e repouso do folículo. (fase de descanso)




Por isso que são feitas várias sessões para efetivar o tratamento, os pelos não nascem de maneira homogênea, cada pelo pode estar em uma fase diferente de crescimento. O crescimento do pelo varia de cada região, mas geralmente demora de 4 a 8 semanas, por isso que as sessões são feitas 1 vez por mês. 


Luz Intensa Pulsada (LIP): Utiliza "flashs" com a finalidade de promover a remoção do pelo e melhorar o aspecto da pele envelhecida. Ele transforma energia elétrica em energia luminosa (quando ele dispara, a sensação é de um choquinho). Dependendo do tratamento que quer se realizar (manchas, epilação, acne, etc) o filtro óptico deixa passar o comprimento de onda específico.



A LIP possui o espectro  de uma fonte luz incandescente, policromático (várias cores), incoerente (não organizada), não colimada (sofre dispersão).
 
O cromóforo (conversor da energia luminosa em calor, é o que o aparelho usa para atacar) utilizado pela LIP é a melanina. Por isso que deve ter um cuidado redobrado com pessoas morenas, negras e bronzeadas e também é por isso que o tratamento com pelos brancos/claros não é muito efetivo, não tem melanina para atacar.
 
OBS: Epilação = Remoção total do pelo, até a raiz. Quando usado LIP, laser, pinça, cera, etc.
          Depilação = Remoção parcial do pelo, quando usado lâmina.

A LIP é indicado para foliculite, retardar o envelhecimento (flacidez, linhas de expressão, efélides, telangiectasias e o melasma). Cuidado com o tratamento para melasma, deve ser feita com um profissional capacitado.

 Contra Indicação:
Gravidez e lactantes;
Peles bronzeadas;
Lesões malignas;
Tratamento isotretinoína (Roacutan);
Doenças de pele;
Diabetes;
Feridas abertas;
Aplicação sobre tatuagem;
Medicamentos.


Cuidados pré tratamento:
  • Pele não pode estar bronzeada;
  • Utilizar lâminas ou creme depilatório, não remover os pelos com cera ou pinça;
  • A área a ser depilada deve ser raspada no dia anterior ao procedimento. 
  • Não utilizar cosméticos a base de álcool ou material inflamável.

Pós Tratamento:

  • Eritema, edema e sensação de ardor ou queimação leve pode durar horas ou até 2 dias;
  • Recomenda-se compressas geladas e se necessário corticoides tópicos;
  • Paciente é orientado a não manipular o local depilado, usar roupas leves e confortáveis;
  • Não se expor ao sol
  • Não utilizar cosméticos a base de álcool ou material inflamável.
  •  Evitar banhos muito quentes 24 h após o tratamento.
 Resultados:
  • Ocorre a redução de 75% dos pelos;
  • Os pelos ficam finos e claros;
  • Crescimento lento dos pelos.
  1. A LIP causa um dano térmico reversível pela penetração da calor na derme, poupando a epiderme (não ablativo), estimulando a produção de fibras de colágeno tipos I e III. Induz a formação de um novo colágeno e síntese da matriz extracelular para reduzir a aparência de rugas. Ocorre a reorganização estrutural dos elementos dérmicos e aumento da espessura da derme. 
  2.  No melasma a LIP causa uma desorganização dos melanócitos fazendo eles serem reabsorvidos, causando a dispersão da melanina, o que diminui a mancha. 
  3. Na acne a LIP possui  2 comprimentos de onda que atuam simultaneamente nas glândulas sebáceas e nas bactérias.
  4. Uma pergunta que sempre ouvimos: "Mas nunca mais eu vou ter pelo nesse lugar ne?" Não é bem assim, o seu corpo não para de reagir nunca. O pelo que nascer no local tratado será um pelo bem mais fino, mais fraco e com as manutenções (feitas de 6 em 6 meses ou de ano em ano) é bem provável que você não terá mais preocupação com pelos.
A LIP é um procedimento completo e muito bom, sendo feita por um profissional capacitado e se o paciente seguir todas as instruções, é improvável que não ocorra sucesso no tratamento. Os valores das sessões variam de cada região no corpo e do mercado.  

Blog Novo - SAÚDE ESTÉTICA

A partir de hoje vou colocar várias informações a respeito da área de estética, vou direcionar o assunto para os profissionais da área e para as pessoas que procuram saber sobre os procedimentos. Vou tentar explicar de forma simples e prática cada um dos assuntos, se quiser algum assunto, basta entrar em contato.
Meu nome é Adriane, sou biomédica esteta e tenho a ambição de melhorar cada vez mais a área da saúde estética.